O presidente da ANPR, Alexandre Camanho, recebeu hoje, 23, representantes de entidades de classe de agentes, oficiais e peritos. O objetivo foi debater os projetos prioritários da Segurança Pública que estão em análise na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Eduardo Cunha, anunciou que esta é a Semana da Segurança Pública no Congresso Nacional e que promoverá um esforço para a aprovação de proposições relacionadas ao tema. Entre elas está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n º 430/2009, que trata, entre outros pontos, da desmilitarização das policias. A Associação já apresentounota técnica referente à matéria.
O grupo definiu cronograma de reuniões mensais e quinzenais, de acordo com as demandas do Congresso. Nelas, serão discutidos os projetos e estratégias para as votações. Outras matérias que estão na pauta da Câmara e receberão atenção da ANPR são: a PEC nº 423/2014, que cria a polícia única, e a PEC nº 431/2014, que amplia a competência dos órgãos de segurança pública. OProjeto de Lei nº 6493/2009, que dispõe sobre a organização e o funcionamento da Polícia Federal, também deverá ser apreciado em breve.
Participaram do encontro o diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), Elias Miler da Silva; o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), André Luiz da Costa Morisson, e o vice-presidente, Marcos de Almeira Camargo; o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jonas Borges Leal; o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Bruno Telles; e o representante da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (ASOF), Renato Guimarães.