Em evento que reuniu membros do MPF, entidades da sociedade civil, artistas e estudantes, foram entregues à sociedade 2 milhões de assinaturas em apoio à campanha 10 Medidas contra a Corrupção, nesta terça-feira, 29. Em seguida, entidades da sociedade civil marcharam até o Congresso Nacional para entregar as assinaturas. O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, e os demais representantes das associações do Ministério Público estiveram presentes na cerimônia.
O ato foi organizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, que atuou como depositária das assinaturas durante os oito meses de coleta, realizada por voluntários em todo o Brasil. "O aprimoramento do sistema contra a corrupção não é apenas uma expectativa do Ministério Público, mas da nação como um todo", disse o subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, que coordenada a 5ª CCR.
Um dos idealizadores da campanha, o procurador da República Deltan Dallagnol (PR/PR) destacou que atos concretos como o de hoje são capazes de mudar o Brasil. Ele ressaltou que as 10 Medidas contra a Corrupção superaram em 25% o recorde de assinaturas coletadas na época da Lei da Ficha Limpa. “Hoje nós mostramos que amamos o nosso país, para além de palavras. Não apenas sonhamos juntos o sonho de um país mais justo, mas plantamos a semente para que possamos viver nele amanhã. Creio que a realização desse sonho virá através da cidadania”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, afirmou que este foi “o primeiro passo” de um longo trajeto. “Essa mobilização não para por aqui, vai continuar com o acompanhamento dos projetos dentro do Congresso Nacional para que esse desejo da população brasileira se torne realidade”, acrescentou.
A ANPR fez a cobertura da solenidade por meio das redes sociais. Acesse o perfil da Associação no Twitter, no Facebook e no Periscope.