Garantir um recomeço de vida com dignidade. Esse é um dos objetivos do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), que tem apoiado iniciativas e desenvolvido ações em prol dos imigrantes e refugiados que residem no estado.
Os associados da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) interessados em participar e auxiliar no trabalho podem adquirir as camisetas da Campanha Humanize seu Olhar e fazer doações em dinheiro. Os recursos serão destinados à organização Círculos de Hospitalidade, que desenvolve projetos nos âmbitos educacional, socioeconômico e cultural com a intenção de facilitar e humanizar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes às sociedades de acolhida.
“Já imaginou abraçar seus filhos somente em pensamento? Ouvir a voz através de uma ligação, sem saber se algum dia irão se encontrar novamente? Esta é a realidade de inúmeras famílias refugiadas e migrantes que estão separadas, não por escolha, mas por sobrevivência. Tocados por esse sofrimento, apoiamos a Campanha Humanize Seu Olhar, que tem o propósito de reunir essas pessoas. Mas não conseguimos realizar este sonho sozinhos. Desde o ano passado, temos unido esforços para angariar recursos para trazer ao Brasil familiares de refugiados que estão por aqui“, explica a procuradora da República Daniele Cardoso Escobar, integrante do MPF em Santa Catarina, que tem coordenado as ações.
O esforço tem dado certo e culminado no envolvimento não só de integrantes do MPF, mas de profissionais de todas as áreas. O artista plástico radicado no Rio de Janeiro Carlos Bobi, um expoente da street art, se sensibilizou com a situação e produziu a arte das camisetas nas cores off white e preta.
Em novembro do ano passado, a Procuradoria da República em Santa Catarina realizou um bazar solidário, batizado de “Humanize Seu Estilo”, que arrecadou mais de R$ 50 mil. Na ocasião, também houve o leilão virtual da camisa do Avaí Futebol Clube autografada por todos os jogadores, que resultou em mais R$ 10 mil. Os recursos obtidos com as duas iniciativas foram usados para auxiliar imigrantes e refugiados a trazerem familiares para o Brasil.
Essas iniciativas têm possibilitado a milhares de imigrantes e refugiados uma nova história de vida.
“Já conseguimos reunir uma família natural da República Democrática do Congo. Gloire Nikialulendo teve que deixar seu país em 2016, por conta da instabilidade política. Ficou sem ver as duas filhas por 5 anos. A reunião familiar foi possível por meio da Campanha Humanize Seu Olhar. Queremos reunir mais e mais famílias e tornar realidade o sonho de muitas mães e pais. Mas sabemos que não podemos realizar esses sonhos sozinhos. Por isso, contamos com a ajuda de todos”, finaliza a procuradora.
Como participar?
- Vendas das camisetas:
WhatsApp: (48) 98848-0930 (Cynthia )
Direct @circulosdehospitalidade
E-mail:
- Círculos de Hospitalidade
Doações:
Itaú 29.309.202/0001-00
Ag 0289
CC 21635-0
Chave Pix: 29.309.202/0001-00
Informações:
E-mail:
Instagram: @circulosdehospitalidade
https://circulosdehospitalidade.org