Notícias

Campanha para combater o caixa dois eleitoral tem apoio da ANPR

Nesta terça-feira, 12, o procurador da República Anselmo Lopes (PR/DF) representou a ANPR no lançamento da campanha contra o caixa dois nas eleições municipais que ocorrerão este ano. O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O objetivo da campanha é criar comitês em âmbito nacional para auxiliar na fiscalização do pleito. “Vamos transformar cada subseção da OAB, cada paróquia e cada sede das entidades que participarem do movimento em comitês de combate ao caixa dois eleitoral. Todos os candidatos que fizerem campanhas milionárias, desproporcionais ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses do fundo partidário, serão denunciados”, explicou o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Anselmo Lopes ressaltou a importância da união e da articulação entre a sociedade civil e as instituições responsáveis pela fiscalização. “Existem os órgãos de controle, mas eles não alcançam a máxima eficiência se a sociedade não estiver apoiando. Os comitês previstos nesta campanha poderão ser um fluxo de informações e de supervisão social, que auxiliarão o trabalho do próprio MP”, afirmou ele.

Segundo o procurador da República, a iniciativa vai ao encontro de uma das propostas do Ministério Público Federal nas “10 medidas contra a corrupção”: a criminalização do caixa dois eleitoral. “É uma convergência da sociedade civil com os entes que atuam no enfrentamento à corrupção no que diz respeito à criação de mais instrumentos para combater a prática”.

logo-anpr