O trabalho “Carne Legal” é o tema do artigo desta semana na coluna da ANPR no site Huff Post Brasil. De autoria do procurador da República Daniel Azeredo (PR/PA), o texto destaca a atuação do MPF no processo de mobilização e de acordos com cerca de cem municípios para reduzir o desmatamento causado pela cadeia produtiva da pecuária.
Promovido pelo MPF, o programa começou em 2009 e resultou em uma diminuição superior a 60% do desmatamento ilegal da floresta Amazônica. O Carne Legal impediu a emissão de mais de 7.000.000.000 CO2 e (t GWP) de gases do efeito estufa em seis anos. Segundo Azeredo, esse montante é superior à emissão anual de gases de efeito estufa em todo os Estados Unidos e a redução anual obtida equivale à emissão anual de CO2e da Alemanha (sétimo maior poluidor do planeta).
Além das empresas, a população também teve um papel determinante para os resultados obtidos. O MPF construiu pactos voluntários e amplamente dialogados em toda a Amazônia, em que a sociedade se envolvia em uma produção sustentável.
A iniciativa foi vencedora do 1º Prêmio República de Valorização do Ministério Público, na categoria Meio Ambiente.
Confira a íntegra do artigo.
Saiba mais – A ANPR mantém um blog no site HuffPost Brasil, um dos maiores jornais digitais da atualidade no mundo. Os artigos publicados por membros da carreira têm grande repercussão e servem de baliza para produção de matérias de outros veículos nacionais. O HuffPost Brasil alcança 4,5 milhões de leitores mensais e 22 milhões de pageviews por mês. Caso queira contribuir, encaminhe um e-mail para