Notícias

Caso Quilombo de Marambaia é tema de exposição do MPF/RJ

Caso Quilombo de Marambaia é tema de exposição do MPF/RJ

A Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PRRJ) lançará, no dia 14 de agosto, a exposição Quilombo da Marambaia: do “ficar bom” ao “ficar bem”. O evento será às 14h, no Memorial, que fica na sede da PRRJ.

A mostra reúne fotos, quadros e outros componentes que contam a luta da comunidade para garantir a posse do território localizado em Mangaratiba, no sul fluminense. Trata-se de uma história de relevância para o Ministério Público Federal (MPF), visto que a instituição atuou durante anos no conflito de terras entre esses povos e a Marinha.

O litígio judicial só foi encerrado em 2014, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabeleceu a titulação e as áreas da Ilha da Marambaia. O então procurador regional da República Daniel Sarmento esteve à frente das negociações.

“Foi uma atuação importante do Daniel Sarmento. Ele conduziu o caso por mais de dez anos. Ficou muito marcado, porque ele falava que quando conseguisse conduzir esta questão ele sairia da carreira. E, de fato, quando assinou o TAC ele saiu. É uma exposição em que a gente quer apresentar todo o histórico de resistência dessa comunidade para garantir o seu território. O recorte da curadoria vai ser o histórico de apagamento da voz, a história dos negros. A gente usa o Quilombo da Marambaia para abordar todos esses temas que passam pelo silenciamento”, explica a procuradora da República Fabiana Schneider, uma das curadora da exposição.

Ao lado dela, estão Emanuel M.M. de Castro e as quilombolas Jaqueline Alves e Vania Guerra.

Serviço:
Lançamento exposição Quilombo da Marambaia: do “ficar bom” ao “ficar bem”
Data: 14/08/2024
Horário: 14h
Local: Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro – Av. Nilo Peçanha, 31, 6º andar – Centro – Rio de Janeiro-RJ

logo-anpr