Notícias

Cazetta ressalta o papel do MPF em defesa da democracia e repudia ataques às instituições

Cazetta ressalta o papel do MPF em defesa da democracia e repudia ataques às instituições

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou, nesta terça-feira (19) do Fórum Digital Corrupção em Debate, promovido pelo Estadão e o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC). O evento reuniu especialistas em torno de aspectos relevantes sobre a temática.

O presidente da ANPR integrou o painel “Ministério Público na investigação da corrupção”, mediado pela colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde. Ele ressaltou a atuação do Ministério Público Federal em defesa da democracia. 

“O Ministério Público só existe como defensor da democracia. Tudo que nós fazemos, seja na defesa da probidade administrativa, seja na atuação direta do processo eleitoral, em que há uma atuação coligada entre Ministério Público Federal e Ministério Público estadual, em que há um grupo de pessoas checando a estrutura das eleições. Fazemos a defesa da democracia até quando fazemos a atuação criminal. A democracia é consolidada a cada dia”, destacou.

Ainda na abordagem da corrupção sob o aspecto eleitoral, ele relembrou a vulnerabilidade do pleito antes do uso das urnas eletrônicas, quando havia a votação e a contagem manual dos votos, processo que classificou como “caótico e fraudável”.

Ubiratan Cazetta expressou contrariedade e repúdio a qualquer tipo de ato que ataque o sistema democrático brasileiro, bem como instituições no país vigilantes para garantir o que preconiza a Constituição Federal. “Fora do âmbito de normalidade o que há é barbárie. Ou é a barbárie ou é a democracia”, arrematou.

Participaram também: Roberto Livianu (presidente do Instituto Não Aceito Corrupção), Ivana Farina Navarrete Pena (procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás), Mário Luiz Sarrubo (procurador-geral de Justiça de São Paulo), Andreza Matais (editora executiva do Estadão), Eugênio Bucci (jornalista, professor e articulista do Estadão), Andréa Gozetto (especialista em Relações Institucionais e Governamentais ),Conrado Gontijo (advogado criminalista e doutor e mestre pela USP), Rodrigo Bertoccelli (professor e advogado).

Assista aqui ao debate na íntegra: 

logo-anpr