Notícias

CCJ do Senado aprova reajuste do subsídio do PGR

Foi aprovado nesta quarta-feira, 10, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei nº 28/2016, que reajusta o subsídio do Procurador-Geral da República. O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes da decisão final em Plenário. O vice-presidente da ANPR, Humberto Jacques de Medeiros, e os representantes das demais associações do Ministério Público acompanharam a sessão.

O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou voto favorável, destacando “as altíssimas responsabilidades intrínsecas ao exercício da função de chefe do MPU”. O aumento, para Raupp, justifica-se por se tratar “de um dos cargos mais relevantes da República, e que desempenha atribuições as mais decisivas na defesa do ordenamento jurídico, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Na justificativa do procurador-geral, Rodrigo Janot, a proposta busca compensar as perdas sofridas em razão da inflação entre 2009 e 2015. O impacto estimado pelo Ministério Público da União (MPU) é de R$ 258,6 milhões, mas poderá ser menor, uma vez que o aumento, se aprovado, terá validade a partir de junho.

Manifestaram voto contrário ao texto o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que apresentou voto em separado, além de Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

O ganho mensal fixado pelo PLC 28/2016 para o procurador-geral da República se equipara ao patamar estabelecido para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme projeto de lei aprovado na semana passada pela CCJ.

Com informações da Agência Senado

logo-anpr