Notícias

Colégio de procuradores escolhe representantes no Conselho Superior do MPF

A renovação do Conselho Superior do Ministério Público Federal para o biênio 2019-2021 foi definida em eleição realizada nesta terça-feira (11), encerrada às 18h, no horário de Brasília. Os subprocuradores Luiza Frischeisen, com 575 votos, e José Elaeres Marques Teixeira, com 405, foram eleitos para as duas cadeiras. José Adonis Callou de Araújo Sá (320), Alcides Martins (137) e Moacir Morais Filho (25) vieram na sequência.


Ao todo, 784 membros do Ministério Público Federal votaram ? o quórum mínimo é 575. Como cada votante poderia escolher até dois nomes, 1.568 votos foram computados, sendo 1.462 válidos, 102 em branco e 4 nulos.
 

O CSMPF é o órgão máximo de deliberação do MPF, sendo responsável pela elaboração e aprovação dos critérios para distribuição de inquéritos entre os procuradores, das normas do concurso público para ingressar na carreira, além da realização de correições e sindicâncias.
 

O conselho é composto pela procuradora-geral da República, pelo vice-PGR, quatro subprocuradores-gerais da República eleitos pelos seu pares, e mais quatro subprocuradores-gerais da República eleitos pelo colégio de procuradores do MPF.

logo-anpr