A Comissão ANPR Mulheres apresenta, em 6 de agosto, às 15h, o debate on-line “Mulheres na Justiça". O evento terá formato de live e será transmitido ao vivo pela TV ANPR (https://youtube.com/anpr1973). O encontro será a primeira atividade do grupo, criado pela ANPR com o objetivo de auxiliar em iniciativas de promoção da igualdade de procuradoras e procuradores no Ministério Público Federal (MPF).
O debate será mediado pela procuradora regional da República Denise Neves Abade e terá como participantes a ministra e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia; a subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, representando o Comitê de Gênero e Raça do MPF; a advogada Robeyoncé Lima; e a promotora de Justiça Lívia Vaz. Além de anunciar o início dos trabalhos da comissão, o tema mulheres na Justiça será abordado em lembrança ao Dia do Direito, celebrado em 11 de agosto. Serão abordados aspectos como incentivo à participação das mulheres nas carreiras jurídicas; ingresso, permanência e progressão; desafios; perspectivas; e equidade de gênero, entre outros.
A Comissão ANPR Mulheres tem funções como prestar auxílio na elaboração de estudos, pareceres, notas técnicas e outros documentos voltados à defesa dos direitos de associadas; promover cursos, palestras e eventos relacionados à equidade de gênero no Sistema de Justiça; representar a ANPR em eventos, cursos e palestras; realizar diagnósticos, estudos e propor medidas para o enfrentamento à desigualdade entre procuradoras e procuradores da República, entre outros.
Sobre as participantes
Cármen Lúcia - Jurista, professora e magistrada brasileira, atual ministra do Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente da corte e do Conselho Nacional de Justiça de 2016 a 2018.
Ela Wiecko - Subprocuradora-geral da República .Coordenadora do Comitê de Gênero e Raça do MPF. Membro da Red Latinoamericana de Academico/as del Derecho-Mujeres en Red.
Denise Neves Abade - Procuradora Regional da República e Professora-doutora- Universidade Presbiteriana Mackenzie
Lívia Sant’Anna Vaz - Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia; doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça.
Robeyoncé Lima - Nascida e criada na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, é bacharel em Direito pela UFPE, técnica administrativa pela mesma universidade e atualmente co-deputada das Juntas. Como primeira advogada trans do Estado de Pernambuco, se tornou militante nas pautas LGBT, negra e feminista. Membra da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-PE, é também dançarina amadora.