Iniciando a série de debates corporativos do 37º ENPR, membros do Ministério Público Federal (MPF) se reuniram hoje (21) em encontro restrito no Zoom. A mediação da conversa foi feita pelos diretores da ANPR, Igor Spindola e Lauro Cardoso; e pela vice-presidente da ANPR, Ana Carolina Roman.
O debate abordou assuntos sobre condições de trabalho e valorização da carreira. Os participantes discutiram sugestões e demandas para serem levadas à Secretaria Geral, como a ampliação da Geco, orçamento para novos concursos da carreira e auxílio-saúde, entre outras questões.
Mais tarde, às 15h, houve uma segunda rodada de debates corporativos, com a pauta organização do trabalho e mobilidade, temas que fazem parte da reestruturação do MPF. Houve a participação dos conselheiros do CSMPF José Adonis, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino e Nivio de Freitas.
A questão da reformulação administrativa foi amplamente debatida. Lembrou-se que é preciso definir os parâmetros para remoções e lotações prioritárias, mantendo os princípios da inamovibilidade e da antiguidade.
Uma sugestão foi promover sessões extraordinárias no CSMPF para deliberar somente essas questões com o intuito de possibilitar o andamento da reformulação. Outro tema debatido foi a questão da equidade de gênero, no que diz respeito à licença para mães e lactantes.
Próximo debates
Nesta sexta, a agenda de debates corporativos traz, às 9h, encontro com a secretária-geral do Ministério Público da União (MPU), Eliana Torelly; e, às 10h30, haverá deliberação sobre os encaminhamentos finais dos encontros. O link para participar é https://bit.ly/ENPRSG.