No dia 28 de março, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Fundação Pedro Jorge inauguraram um monumento em homenagem ao procurador da República Pedro Jorge.
A estátua está na Praça Elinaldo Nem, em Recife (PE), em frente a Procuradoria da República em Pernambuco, de forma a eternizar a história do agente público morto em 1982, por denunciar o maior esquema de corrupção da época, conhecido como o Escândalo da Mandioca.
Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, foi enfático ao lembrar que o legado deixado por Pedro Jorge como agente público no exercício da função e em defesa de interesses da sociedade é um marco e não pode ser esquecido. Mas, ele lembrou que a estátua concretiza a história também de um pai, de um esposo, de um cidadão. “Devemos pensar em Pedro Jorge como aquele que iniciou uma caminhada e que nos levou a esse desenho de Ministério Público Federal que 1988 nos deu, e que precisa ser consolidado, porque não existe instituição que esteja pronta. Ela precisa se renovar e se questionar diariamente para ver se está se afastando ou não dos seus objetivos. E essa luta não fica apenas na estátua. Ela tem que estar presente em cada um de nós. A história de Pedro Jorge deve iniciar sempre pelo lado humano, pelo que ele representou como pessoa, como pai, pela falta que ele fez, a partir de um ato de força e um ato de violência”, ressaltou.
Confira o vídeo com os melhores momentos da cerimônia: