Notícias

Conselho lança Fórum Nacional de Combate à Corrupção

O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou da cerimônia de abertura e da primeira reunião de trabalho do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC). O evento, ocorrido hoje, 23, foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além de lançar oficialmente o FNCC, o encontro buscou desenvolver e organizar o plano de trabalho do grupo para o próximo ano.

Na ocasião, o conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega apresentou dados alarmantes sobre a percepção e a prática da corrupção no Brasil. Entre eles, o mais preocupante aponta que 75% da população brasileira cometeria os mesmos atos corruptos caso chegasse ao poder. Para ele, é importante reunir forças para combater o crime de maneira mais efetiva. “Com o Fórum, teremos 30 Ministérios Públicos pelo país trabalhando de forma integrada para desenvolver ações de impacto que visem a construir um sistema mais eficiente em termos de prevenção e combate à corrupção”, explicou.

Robalinho destacou a importância do FNCC no atual cenário nacional. “O Brasil está num momento fulcral na questão do combate à corrupção. Esse Fórum é fundamental para trazer para dentro do CNMP essa discussão de impacto social”, disse. Ele afirmou, ainda, que as instituições brasileiras são fortes e que todos os procuradores da República estão engajados nessa missão. 

Saiba mais – O FNCC visa a articular a atuação de todo o Ministério Público brasileiro na prevenção e repressão aos atos de corrupção. Ele deverá integrar trabalhos, contribuir nas discussões e ações a serem desenvolvidas. O Fórum pretende, entre outros propósitos, fomentar a integração do MP com órgãos públicos e entidades da sociedade civil essenciais ao combate à corrupção; promover estudos, coordenar atividades e sugerir políticas, normas e padrões para o aperfeiçoamento da atuação do MP em relação ao tema; estabelecer articulação institucional com o Sistema de Justiç a; e propor ao Plenário do CNMP medidas normativas, ações e projetos, de âmbito nacional ou regional, voltados à consecução de seus objetivos.

Participam membros dos diferentes ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, além de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério da Educação (MEC), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), de organizações da sociedade civil e de entidades de classe ligadas ao MP, como a ANPR.

Com informações do CNMP.

logo-anpr