A subprocuradora-geral da República Deborah Duprat foi designada, por aclamação, para exercer a função de Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão. A escolha foi feita hoje, 23, durante a 5ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). Ela permanecerá no cargo por dois anos.
Na oportunidade, Duprat foi parabenizada e considerada apta para o cargo pelos demais conselheiros. O presidente em exercício da ANPR, Humberto Jacques de Medeiros, pediu a palavra para falar sobre as competências da nova PFDC e elogiar a nomeação de uma mulher para a função. Ele lembrou que a subprocuradora-geral da República é a quarta mulher a ocupar o cargo.
“A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão é uma ponta de lança do trabalho do MPF e estaremos muito bem representados”, afirmou. De acordo com ele, todos os valores da República são femininos e é ótimo ter uma procuradora trabalhando pelos direitos dos cidadãos.
Deborah Duprat deixa o CSMPF após atuar dois anos como conselheira. Reconhecida por sua atuação em questões indígenas, ocupou por diversos anos a coordenação da 6º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e foi vice-procuradora-geral da República, entre 2009 a 2013.
Ela foi a primeira mulher a participar de sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) na qualidade de procuradora-geral da República, em 2009. Na época, assumiu o posto interinamente quando Antonio Fernando de Souza deixou o cargo.