Os 513 deputados eleitos para a 57ª legislatura (2023-2027) da Câmara dos Deputados foram empossados nesta quarta-feira (1) e, com 464 votos, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reconduzido para mais um mandato no biênio 2023-2024. Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Ele obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara, considerados os registros dos últimos 50 anos.
No Senado, os 27 senadores eleitos em outubro passado também tomaram posse. Eles representam um terço da composição da Casa e terão oito anos de mandato. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) continuará no comando da Casa no biênio 2023–2024. Ele venceu a eleição para presidente da Casa com 49 votos, ficando à frente de seu adversário, Rogério Marinho (PL-RN), que obteve o apoio de outros 32 parlamentares.
Na quinta-feira (2), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, entregou a mensagem do Poder Executivo para a abertura dos trabalhos legislativos. No texto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa se unir para reconstruir a democracia. A mensagem propõe ao Parlamento “atuação harmônica, ainda que independente, em favor da reconstrução do Brasil” e pede diálogo, parceria e confiança mútua em prol do país e da população.
Para acessar a íntegra do documento, clique aqui https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/mensagem-presidencial-ao-congresso-nacional-2023/mcn-2023-digital-web-arte-final.pdf