Notícias

Direto do Congresso: marco temporal, CPP e limite do ICMS

Direto do Congresso: marco temporal, CPP e limite do ICMS

Marco Temporal

Na última quinta-feira (23/06), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados discutiu, em audiência pública semipresencial, os impactos da tese do marco temporal na vida dos povos indígenas. A procuradora da República Márcia Zollinger participou presencialmente do debate, representando o Ministério Público Federal (MPF) na mesa.

Além da discussão, a audiência foi marcada pelas homenagens, prestação de solidariedade e pedido de justiça pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Philips. Os dois foram assassinados durante uma viagem pelo Vale do Javari.

Assista a transmissão completa da audiência aqui.

Sancionado limite do ICMS

Em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (23/06), o presidente da República sancionou a Lei Complementar 194/2022, que limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Porém, foram vetados dispositivos que previam compensação financeira para os estados, que podem sofrer perda de arrecadação com o tributo.

Relacionado à Lei Complementar, o PLP 18/2022, que altera o Código Tributário Nacional e a Lei Kandir, para considerar bens e serviços essenciais os relativos aos combustíveis, à energia elétrica, às comunicações e ao transporte coletivo, havia sido aprovado na semana passada pela Câmara e pelo Senado, com emendas.

GT do novo CPP

Na última reunião do Grupo de Trabalho do Novo Código de Processo Penal, realizada na terça-feira (21/06), houve a apreciação das emendas ao substitutivo do relator, Deputado João Campos (Republicanos/GO), ao item "f" do Roteiro de Trabalho. O tema do debate foi: Da sentença e das questões e processos incidentes, referente ao Título III – Da sentença - art. 483 e seguintes.

Responsabilidade fiscal

Nesta semana, o Plenário do Senado Federal aprovou o PDL 333/2020, que susta a Portaria nº 377, de 8 de julho de 2020, da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia. O projeto tem como finalidade impedir a contagem de despesas de pessoal de entidades da sociedade civil parceiras da administração pública nos limites impostos aos governos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A matéria vai à promulgação.

 

Confira o resultado completo da agenda legislativa semanal aqui. 

logo-anpr