A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Instituto Clima e Sociedade (ICS) divulgaram, nesta terça-feira (23), a programação do seminário "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul". O evento de inciativa das três entidades será nos dias 26 e 27 de agosto, na sede da escola, em Brasília (DF), com transmissão pela internet.
O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, participará da abertura e do encerramento, ao lado da diretora-geral da escola, Raquel Branquinho.
A vice-presidente da ANPR, Luciana Loureiro, é orientadora do evento. Ela presidirá o primeiro painel “Emergência climática: panorama científico, desafios dos poderes públicos” e estará presente no encerramento.
Participam também do seminário os seguintes membros do Ministério Público Federal (MPF): Luiza Cristina Frischeisen (subprocuradora-geral da República); Cláudia Paim (procuradora da República); Fabiano Moraes (procurador da República); Flávia Rigo Nóbrega (procuradora da República) e Patrícia Nuñes Weber (procuradora da República).
O debate ocorre em função do maior desastre climático registrado no estado, em abril deste ano. Os membros do Ministério Público, especialistas em mudanças climáticas e autoridades dos órgãos federais discutirão maneiras de evitar novas tragédias e assegurar que Poder Público e sociedade adotem providências para enfrentar o problema, sobretudo para frear as emissões de carbono conforme as metas assumidas no Acordo de Paris.
São 140 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site da ESMPU. Os interessados podem participar na modalidade presencial ou online.
Serviço:
Seminário "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul".
Inscrição: participação presencial (clique aqui) e a distância até a data do evento (clique aqui)
Data: 26 de agosto, das 14h às 18h30 e 27 de agosto, das 8h30 às 12h30
Confira a programação, o edital e o projeto pedagógico.
Informações: