Notícias

Emergência climática: semana que vem tem debate na ESMPU

Emergência climática: semana que vem tem debate na ESMPU

Na próxima segunda-feira (26), começa o debate "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul" promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Instituto Clima e Sociedade (ICS). O evento vai até terça-feira (27) na sede da ESMPU, em Brasília (DF), com transmissão pela internet.

A abertura terá a participação do presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, ao lado da diretora-geral da escola, Raquel Branquinho.

A vice-presidente da ANPR, Luciana Loureiro, orientadora do evento, presidirá o primeiro painel “Emergência climática: panorama científico, desafios dos poderes públicos” e estará presente no encerramento, juntamente com Ubiratan Cazetta.

Participam também do seminário os seguintes membros do Ministério Público Federal (MPF): Luiza Cristina Frischeisen (subprocuradora-geral da República); Cláudia Paim (procuradora da República); Fabiano Moraes (procurador da República); Flávia Rigo Nóbrega (procuradora da República) e Patrícia Nuñes Weber (procuradora da República).

O debate ocorre em função do maior desastre climático registrado no Rio Grande do Sul, em abril deste ano. Os membros do Ministério Público, especialistas em mudanças climáticas e autoridades dos órgãos federais discutirão maneiras de evitar novas tragédias e assegurar que Poder Público e sociedade adotem providências para enfrentar o problema, sobretudo para frear as emissões de carbono conforme as metas assumidas no Acordo de Paris.

Serviço:
Seminário "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul".
Data: 26 de agosto, das 14h às 18h30 e 27 de agosto, das 8h30 às 12h30
Confira a programação completa

logo-anpr