Representantes das entidades que formam a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) estiveram reunidas nesta quinta-feira (12) para discutir as ações 1 e 3, que tratam das avaliações internacionais e da efetividade contra a lavagem e o financiamento do terrorismo.
"Essa é uma oportunidade ímpar que o Brasil tem de mostrar e corrigir os problemas às vésperas de nova avaliação internacional", explica o procurador Regional da República, José Robalinho Cavalcanti, representante indicado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) nas ações 1 e 3. As avaliações internacionais se iniciam ainda em 2020 e devem durar até 2022.
A ANPR ainda indicou outros três integrantes para atuação na Enccla: a diretora de Eventos da entidade, Nathália Mariel Ferreira de Souza Pereira, para a Ação 5; o presidente, Fábio George Cruz da Nóbrega, para a Ação 7 e contatos gerais; e a vice-presidente, Ana Carolina Alves Araújo Roman, para a Ação 11; Ao todo, quase 100 entidades fazem parte da Estratégia, entre órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal e estadual, além do Ministério Público de diferentes esferas. Como sócia-fundadora, a ANPR esteve presente em todas as 17 edições do fórum.
A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi criada em 2003 e é a principal articulação para discussões de políticas públicas voltadas ao combate dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O trabalho ocorre com as Ações, as quais são pactuadas anualmente pelos seus membros.
Para cada Ação é criado um grupo de trabalho composto por vários órgãos que terão a missão de elaborar atividades, estudos, diagnósticos, compor bancos de dados, elaborar propostas legislativas, averiguar o estado da arte de sistemas de cadastros, indagar necessidades e promover soluções em TI, buscar eficiência na geração de estatísticas e realizar eventos voltados à evolução dos temas, entre outros. As reuniões entre os grupos de trabalho ocorrem prioritariamente a cada mês.