Nesta terça-feira, 10, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou do lançamento da Frente Parlamentar de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 431/2014 – que institui o Ciclo Completo de Polícia. A criação da frente é uma iniciativa do deputado subtenente Gonzaga (PDT-MG), autor da proposição.
A ANPR é favorável à implementação do ciclo completo e participa de diversas reuniões sobre o tema. Durante o mês de outubro, seminários foram realizados em todo o Brasil para ampliar o debate sobre a matéria. A criação da Frente Parlamentar atende à demanda de prosseguir com as discussões sobre os projetos de modernização da segurança pública no Brasil.
Para Robalinho, manter e ampliar os canais de debate entre as instituições é fundamental para que a proposta seja analisada de maneira propositiva. “Todos ganham com o ciclo completo, tanto a polícia ostensiva quanto a polícia judiciária”, afirmou.
Em seu discurso, o deputado subtenente Gonzaga ressaltou que o ciclo completo é um caminho a ser defendido para oferecer à sociedade uma alternativa de segurança pública. “É necessário fazer um enfrentamento coordenado e inteligente para mudar esta realidade em nosso país”, disse o parlamentar.