Compõem o colegiado o presidente da ANPR, Alexandre Camanho; o diretor de Comunicação da Associação, Alan Mansur; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; a fundadora da organização Escola de Gente, Cláudia Werneck; o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; e o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Os jurados elogiaram a qualidade dos trabalhos e as discussões para escolher os 17 finalistas duraram cerca de três horas. Alexandre Camanho declarou estar orgulhoso da atuação dos colegas, que têm promovido mudanças significativas no país e merecem ser reconhecidos por isso. ?Mesmo em ações mais tópicas, é digno de valorização os esforços empreendidos pelos colegas em seus trabalhos?, disse. Ele destacou, ainda, a possibilidade de multiplicação das ações inscritas, que devem ser divulgadas e servir de exemplo inclusive para outros órgãos.
O ministro Herman Benjamin salientou, além dos critérios de avaliação, a criatividade dos participantes na promoção de trabalhos que melhoram a vida do povo brasileiro. ?Acredito que todos sejam merecedores de reconhecimento e essas ações devem ter ampla divulgação?, ressaltou.
O Prêmio conta com sete categorias: Constitucional e Princípios Institucionais; Consumidor e Ordem Econômica; Meio Ambiente e Patrimônio Cultural; Patrimônio Público e Social; Índios, Comunidades Tradicionais e Minorias; Direitos do Cidadão; e Responsabilidade Social.
Inovação ? Esta edição contará com menções honrosas a procuradores da República, inscritos ou não na premiação, que tenham promovido trabalhos considerados de excelência e contribuição social indiscutível.
As inscrições, neste ano, foram limitadas a ações promovidas nos últimos cinco anos. Outra novidade é o reconhecimento de um trabalho, na área de Responsabilidade Social, promovido por um ente da sociedade,
Os vencedores das sete categorias ganharão um jantar na capital federal, no restaurante Gazebo.
Confira todas as informações em http://www.anpr.org.br/premiorepublica/.