O protocolo de consulta prévia de indígenas refugiados warao será tema de debate da ANPR na live de segunda-feira (13) no YouTube. A transmissão começa 19h.
Povo em grande migração pelo Brasil, muitos provenientes da Venezuela, os waraos estão extremamente vulneráveis, principalmente durante a pandemia da covid-19 e estão à margem do trabalho formal no país.
Para debater o assunto, a ANPR convidou o professor doutor em geografia e pesquisador colaborador no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, Marcos Vinicius da Costa Lima; e a doutora em Educação, cientista social e coordenadora do Núcleo de Formação Indígena da Universidade do Estado do Pará, Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar.
Representando os indígenas refugiados participam Jesus Desidério e José Omar, lideranças e professores indigenas com notório saber Warao, além de José Albarrán López, intérprete dos refugiados indígenas Warao.
A moderação será do procurador da República Felipe Palha. As perguntas aos convidados podem ser enviadas durante a transmissão pelo chat do YouTube.
Serviço
ANPR Debate: protocolo de consulta prévia de indígenas refugiados Warao
Data: 13 de julho (segunda-feira)
Horário: 19h
Onde: TV ANPR