O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, designou, nesta quinta-feira, 8, o subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada para o cargo de vice-procurador-geral da República. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã, 9. Em substituição ao procurador-geral da República, ele poderá oficiar nas sessões e demais atos processuais do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, José Bonifácio foi nomeado para o cargo de procurador da República em outubro de 1984. Em outubro de 2009, foi promovido a subprocurador-geral da República, por antiguidade.
Na Procuradoria-Geral da República, já atuou em processos perante o Superior Tribunal de Justiça e, no período de 2014 a 2016, foi coordenador da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de matéria criminal. Em julho de 2016, foi designado pelo procurador-geral da República para atuar perante o STF. É membro titular do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) desde 2014, tendo sido reeleito em 2016. A partir de agora, passa a ter assento no CSMPF como vice-procurador-geral da República.
Com informações do MPF.