Notícias

Lanceiros negros: Uma história de luta contada pela arte

Lanceiros negros: Uma história de luta contada pela arte

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Fundação Pedro Jorge (FPJ) e a Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) convidam os associados e associadas para a abertura da exposição “Lanceiros Negros”, na próxima quarta-feira (21), às 17h, na sede da unidade do Ministério Público Federal (MPF), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A exposição é ideia do fotógrafo Marcio Pimenta, baiano radicado na capital gaúcha, autor de 19 imagens de personalidades negras que vivem no Rio Grande do Sul e relembram a força e a coragem dos escravizados que lutaram durante a maior e mais longa guerra civil da história do país: a Revolução Farroupilha (1835-1845).

A mostra faz alusão específica ao episódio conhecido como Massacre dos Porongos (1844), quando, desarmado, um esquadrão de Lanceiros Negros foi surpreendido pelas tropas imperais e acabou dizimado, dando fim ao sonho da liberdade prometida aos negros que participassem do conflito.

De acordo com o artista, o objetivo é provocar um debate a respeito do tema. "Quando me deparei com a história dos Lanceiros Negros, imediatamente, me ocorreu: 'quantos talentos nós perdemos? A história humana que trata de ganhos e perdas já é dolorosa o suficiente, então por que causamos ainda mais dor quando acrescentamos ingredientes como o racismo? Convidei personalidades negras para homenagear e representar estes heróis que tiveram que abdicar dos seus talentos para lutar pela verdadeira liberdade", explica.

“Esse evento destaca a importância da comunidade negra, em especial a do Rio Grande do Sul, a partir de uma abordagem visual sobre a história dos Lanceiros Negros. Estamos felizes em poder contribuir com esse importante projeto”, destaca a presidente da Fundação Pedro Jorge, Melina Montoya. 

Além da ANPR, da Fundação Pedro Jorge e da PRR4, a Secretaria de Cultura do RS também é apoiadora do projeto.

Serviço:
Exposição “Lanceiros Negros”
Data: 21/09 (abertura)
Hora: 17h
Local: foyer da PRR4
Visitação: até 19/12/2022 (segunda a sexta-feira - 12h às 18h)

 

logo-anpr