Notícias

Lista tríplice: ANPR apresenta indicados e pede aprovação de PEC no Senado

Lista tríplice: ANPR apresenta indicados e pede aprovação de PEC no Senado

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) foi recebida, nesta quinta-feira (8), pelo vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, Antônio Anastasia (PSD-MG). A entidade entregou ao parlamentar o resultado da eleição para lista tríplice a procurador-geral da República e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52/2019, que institui o modelo como obrigatório para a escolha do chefe do Ministério Público da União (MPU).

"A PEC 52/2019 incorpora, ao Ministério Público Federal, um processo de transparência e participação já consagrado no Brasil para os demais Ministérios Públicos, sem exceção, e que preserva ao Presidente da República o papel de decisão política quanto ao nome a ser indicado para que o Senado Federal exerça seu papel de controle e ratificação", apontou o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, que foi acompanhado na audiência pelo diretor de Assuntos Legislativos da entidade, Lauro Cardoso.

A eleição da lista tríplice para procurador-geral da República foi feita em 22 de maio e teve a participação de 811 membros do MPF - 70% da carreira. Foram eleitos, por ordem de votação, os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen (647), Mario Bonsaglia (636) e Nicolao Dino (587). Além da CCJ do Senado, a relação dos três indicados também foi apresentada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na semana passada.

logo-anpr