Em editorial publicado neste domingo (1º) o jornal Folha de São Paulo defende a implantação da lista tríplice para a escolha do procurador-geral da República. O posicionamento é feito ao longo de uma análise acerca da governança política brasileira, na qual o jornal aponta algumas das principais fragilidades verificadas nos últimos quatro anos, bem como medidas necessárias para o fortalecimento das instituições.
“Implantar formalmente a lista tríplice, mediante consulta a todas as carreiras do Ministério Público Federal, para a indicação pelo presidente do procurador-geral da República reforçaria essa linha de modulação do poder pessoal do mandatário, dificultando a cooptação do servidor incumbido de fiscalizar o chefe de Estado”, reforça o editorial.
Para a ANPR, a consulta junto aos membros do Ministério Público Federal (MPF) dos três mais capacitados a concorrer ao cargo de chefe da instituição revela-se a forma mais democrática e transparente de seleção. Além disso, é um modelo que garante maior independência da instituição e de seus membros.
Confira aqui o editorial na íntegra..