A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizará, com o apoio do CEUB, na próxima segunda-feira (19), às 10h, o debate entre os candidatos a compor a lista tríplice que será entregue ao presidente da República para escolha do Procurador-Geral da República.
O objetivo da ANPR é tornar a escolha mais transparente e abrir espaço para um debate público entre os candidatos, membros do Ministério Público Federal, imprensa e a sociedade em geral.
“A falta de transparência na escolha gera um processo muito pouco salutar para a democracia, exatamente, porque não se sabe quais os compromissos assumidos, como aquelas pessoas chegam ao presidente da República. A lista tríplice é isso. É você ter alguém se apresentando como candidato e ter sua história e sua atuação revista pelos membros que o acompanharam”, destaca o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.
Pensando nesse diálogo, a ANPR está recebendo até as 18h do dia 16 de junho perguntas que serão selecionadas para serem feitas aos candidatos durante o debate. As perguntas devem ser enviadas para o e-mail
Os questionamentos serão divididos por eixos temáticos:
- Processo de indicação do PGR e a lista tríplice;
- Papel constitucional do Procurador-Geral da República;
- Atuação Criminal;
- Atuação Eleitoral;
- Tutela coletiva e direitos humanos, compreendendo as diversas áreas de atuação do Ministério Público, dentre elas saúde, educação, ordem econômica, consumidor, meio ambiente, patrimônio histórico, populações originárias, grupos vulneráveis, racismo, probidade administrativa, questão penitenciária etc;
- Formas de valorização da Carreira e
- Diálogo com a Sociedade e o parlamento.
Não há limite para o número de perguntas a serem enviadas e os questionamentos poderão ser objeto de desmembramento ou unificação por ocasião do debate.
O debate será aberto ao público, na qualidade de ouvinte e transmitido ao vivo pelo Youtube do CEUB.
Serviço:
Lista Tríplice para PGR: O Debate
Data: 19/06
Horário: 10h
Local: CEUB (Campus Asa Norte - Auditório Elza Lopes/Auditório do bloco 3). A participação presencial depende de disponibilidade de vaga no auditório, que tem capacidade para 240 pessoas.
Transmissão ao vivo: Canal do CEUB no Youtube