A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encerrou às 18h desta quarta-feira (15) as inscrições dos candidatos à lista tríplice para procurador-geral da República. Foram recebidos dez requerimentos para a disputa (confira a lista abaixo). A eleição está marcada para 18 de junho, das 10h às 18h30, por meio eletrônico.
A comissão eleitoral responsável pela supervisão e pela apuração do pleito é composta pelos subprocuradores-gerais da República Antônio Carlos Pessoa Lins, Sady D’Assumpção Torres Filho e Osnir Belice. Os candidatos farão o primeiro debate público na sede da Procuradoria da República no Pará, em Belém, na segunda-feira (20), às 15h.
A Lista Tríplice é tradicionalmente promovida pela ANPR desde 2001 e já se tornou um costume constitucional. A associação entende que o instrumento, seguido por todos os outros Ministérios Públicos do país, é essencial para a promoção da democracia e, principalmente, para a manutenção da independência da instituição.
“Sem o procurador-geral da República nomeado a partir da lista tríplice, não há independência real no Ministério Público. Sem MP independente, pode haver retrocesso em áreas fundamentais, como o combate à corrupção, exatamente o oposto do que clama a sociedade. Temos certeza de que, a exemplo do que ocorreu nos últimos 16 anos, a lista será seguida pelo presidente, que terá três ótimos nomes, altamente qualificados e com liderança na classe, para escolher”, afirma o presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega.
Outras informações pelo site http://www.anpr.org.br/institucional/lista-triplice
Confira os inscritos na disputa pela lista tríplice para procurador-geral da República