Notícias

Livro de procurador da República propõe uma interpretação intercultural da Constituição sobre os direitos indígenas

Livro de procurador da República propõe uma interpretação intercultural da Constituição sobre os direitos indígenas

Finalista do Prêmio Jabuti em 2019, a obra “Direitos territoriais indígenas: uma interpretação intercultural”, do procurador da República Julio José Araujo Junior é a dica de livro desta sexta-feira (29), fruto de dissertação de mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A obra pretende oferecer novos contornos à interpretação dos direitos territoriais indígenas. Passados trinta anos da Constituição de 1988, os povos indígenas seguem na luta pela concretização de direitos e enfrentam ameaças a seus territórios.

Segundo o autor, é necessário criar condições favoráveis a um diálogo efetivo com os grupos culturalmente diferenciados. Nesse sentido, ele busca no livro potencializar interpretações constitucionais que garantam o efetivo respeito e consideração aos povos indígenas do passado e do presente, sem deixar de reconhecer a importância de teorias que até hoje foram muito adotadas, como a do indigenato, e certas conquistas da modernidade.

Procurador da República lotado no Rio de Janeiro, Julio José Araujo Junior é graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito público pela UERJ. Foi servidor do Ministério Público Federal em São Paulo, procurador federal nos municípios de Osasco e Santo André, e juiz federal em Volta Redonda (RJ). No MPF, atuou na Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM), tratando de temas relacionados a populações indígenas e comunidades tradicionais.

O livro conta com prefácio do professor titular da UERJ Daniel Sarmento, que orientou o autor na dissertação. "Não hesito em afirmar que, pelo menos no campo jurídico, esta obra é o que se escreveu de melhor no Brasil sobre os direitos dos povos indígenas", escreveu Sarmento. Ele elogiou, ainda, a leveza do texto: "A qualidade do texto, aliás, é outra grande virtude do livro. O trabalho é escrito de forma primorosa, do começo ao fim. É claro, fácil de ler, saboroso, apesar da complexidade do tema e da densidade da elaboração teórica que apresenta. Há passagens belíssimas, poéticas até, que revelam verdadeiro talento literário".

É possível adquirir o livro, lançado em 2018, na Amazon, Catalivros e na Livraria da Travessa.

logo-anpr