Notícias

Membros do MPF fazem ato em defesa da lista tríplice em Porto Alegre

Cerca de 30 membros do Ministério Público Federal realizaram um ato público na manhã desta sexta-feira (30) em frente à Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os procuradores defendem que o próximo procurador-geral da República saia da lista tríplice elaborada pela categoria.

“A lista tríplice é um costume constitucional respeitado há mais de uma década, cuja elaboração é precedida de amplos debates, de forma transparente. A lista é a garantia de um Ministério Público independente, com capacidade para combater a corrupção”, afirma a procuradora da República Letícia Carapeto Benrdt.

A eleição para composição da lista tríplice ocorreu em junho. Cerca de 82% dos membros da carreira participaram da votação, organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República. Os subprocuradores-gerais da República Mário Bonsaglia e Luiza Frischeisen e o procurador regional da República Blal Dalloul foram os mais votados, respectivamente.

Membros do MP defenderam a independência do processo eleitoral. “A escolha do PGR não pode ser aleatória. A lista tríplice confere independência ao chefe do MPF e evita que a instituição fique com um vácuo de liderança, cuja consequência é imprevisível”, ressalta o procurador da República Sérgio Pinel. “O Ministério Público não deve estar alinhado ao governo, deve estar alinhado à Constituição”, completa o procurador regional da República Marcelo Beckhausen.

logo-anpr