O Colégio de Procuradores da República votará, nesta terça-feira (22), das 9h às 19h, para formação da lista tríplice para procurador-geral da República. Os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino participam da disputa. Para votar, será necessária a utilização de certificado digital (Acesse o passo-a-passo).
O sistema a ser utilizado na eleição será o Helios, aplicado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na sexta-feira (18), a sala-cofre que abriga o servidor com o sistema configurado foi lacrada, em procedimento acompanhado pela ANPR. Serão aceitos certificados digitais do tipo ICP-Brasil - compatível com o token utilizado na atuação em processos eletrônicos, mas não com o certificado digital do MPF para votação em celulares.
Os associados que não tiverem a ferramenta dentro do prazo de validade poderão adquirir o certificado, com reembolso de custo pela ANPR, até o meio-dia desta terça (22). Basta entar em contato com a ANPR por meio do e-mail
A comissão eleitoral responsável por supervisionar o processo será presidida pela subprocuradora-geral da República Denise Vinci Tulio; fecham a composição a procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira (PRR2) e a procuradora da República Ligia Cireno Teobaldo (PR/AP).
Após o resultado das eleições, a ANPR encaminhará os três nomes mais votados aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao procurador-geral da República e ao Conselho Superior do MPF.
Confira o passo-a-passo para votação
Conheça os candidatos à lista tríplice para procurador-geral
ANPR lança tira-dúvidas sobre a lista tríplice de 2021