Notícias

Ministério Público Eleitoral atesta sistemas que serão utilizados nas Eleições 2022

Ministério Público Eleitoral atesta sistemas que serão utilizados nas Eleições 2022

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, assinou digitalmente, nesta sexta-feira (2), os programas que serão utilizados no primeiro e segundo turnos das eleições gerais deste ano. Ele participou da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A solenidade marcou o encerramento do evento público realizado ao longo de toda a semana para atestar a segurança e a integridade dos sistemas computacionais que serão usados nas urnas eletrônicas e em todo o processo de cadastro de eleitores, apuração, totalização e divulgação dos resultados.

As mídias digitais que guardam o conjunto de programas também foram assinadas digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, além de representantes da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União, das Forças Armadas e de partidos políticos.

A lacração e a assinatura digital são a última etapa do processo de geração e teste de todos os sistemas que serão usados nas Eleições 2022, a partir dos códigos-fonte que passaram um ano à disposição das instituições fiscalizadoras para inspeção. Após assinar os arquivos, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, ressaltou a importância da cerimônia para o fortalecimento da democracia. “Nossas assinaturas no lacre garantem a inviolabilidade do sistema eleitoral. É mais um passo decisivo para firmar a segurança do processo de votação”, afirmou. Segundo ele, o procedimento “é mais uma garantia ao eleitor de que seu voto será considerado, computado, verificado, e que sua vontade prevalecerá”.

 

*Com informações do MPF

logo-anpr