A partir desta segunda-feira (19), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) fará uma série de reportagens apresentando os candidatos à vaga do MPF no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Onze inscritos irão concorrer, no próximo dia 7 de março, à eleição da lista sêxtupla pelo Colégio de Procuradores (em ordem alfabética): Artur de Brito Gueiros Souza (PGR); Carlos Frederico Santos (PGR); Celso de Albuquerque Silva (PGR); Cláudio Drewes Jose de Siqueira (PRR1); Eduardo Santos de Oliveira Benones (PR/RJ); Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho (PGR); Humberto Jacques de Medeiros (PGR); Marcelo Antonio Ceara Serra Azul (PRR1); Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva (PRR3); Paulo de Souza Queiroz (PGR) e Raquel Elias Ferreira Dodge (PGR).
De acordo com a Constituição, um terço das vagas do STJ são preenchidas, alternativamente, por integrantes do Ministério Público e da advocacia - a vaga anterior foi ocupada pela ministra Daniela Teixeira, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A ANPR tem atuado para assegurar a indicação de um membro do Ministério Público Federal, uma vez que, com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro do ano passado, a Corte restará sem nenhum(a) ministro(a) oriundo(a) do MPF, caso seja nomeado, para a vaga aberta, um membro egresso do Ministério Público Estadual.
Para a entidade, a eventual ausência, no Superior Tribunal de Justiça, de ministro(a) egresso(a) do MPF, contraria a Constituição Federal.
A eleição, pelo Colégio de Procuradores da República, está marcada para o dia 7 de março, das 10h às 18h. O resultado será divulgado logo após o encerramento da votação.
Os nomes deverão ser encaminhados ao STJ até o dia 15 de março.