Notícias

MPF e Amazônia: debate sobre sustentabilidade e empreendimentos fecha seminário

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encerrará, na sexta-feira (24), o seminário sobre o Ministério Público Federal (MPF) e a proteção socioambiental da Amazônia com debate voltados aos desafios da sustentabilidade frente a grandes empreendimentos. O encontro está marcado para as 9h e será transmitido ao vivo pela TV ANPR.

O objetivo do evento é permitir o diálogo de procuradores e procuradoras da República com a sociedade civil e a definição de entendimentos e estratégias de atuação na matéria. O evento é dividido em duas etapas. A primeira etapa consiste em painéis, transmitidos ao vivo pela TV ANPR. Já a segunda etapa, corresponde a debates entre os membros do MPF com convidados, em caráter fechado, pela plataforma Zoom. A inscrição para o segundo evento se restringe aos integrantes do MPF.

Os participantes serão o professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) André Oliveira Sawakuchi; o professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Haroldo Souza; e o indigenista pela Operação Amazônia Nativa (Opan) Renato Rocha. O procurador da República Paulo de Tarso Moreira Oliveira vai moderar o encontro. A coordenadora do debate será a procuradora da República Ana Carolina Bragança (inscrições pelo link: https://bit.ly/amazoniasustentabilidade).

Saiba mais sobre os participantes
André Oliveira Sawakuchi é professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Espectrometria Gama e Luminescência (LEGaL) do Instituto de Geociências da instituição. Desenvolve pesquisas que analisam, entre outras coisas, a evolução geológica e mudanças climáticas na Amazônia e sua relação com a biodiversidade; e os impactos de hidrelétricas em rios da Amazônia.

Haroldo Souza é doutor em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/UFRJ. É professor da Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) -Campus de Marabá (PA).
Atua e pesquisa temas como questões e dinâmicas agrárias territoriais na Amazônia; movimentos sociais; conflitos sociais e agroecologia.

Renato Rocha é indigenista pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e ativista pela defesa dos direitos humanos. Atua no Amazonas, onde monitora iniciativas de planejamento e instalação de empreendimentos voltados à exploração de recursos minerais. Em parceria com povos indígenas e comunidades extrativistas, desenvolve projetos para a consolidação de cadeias de valor que aglutinem geração de renda, conservação ambiental e valorização dos conhecimentos locais.

Serviço
Webinário: O Ministério Público Federal e a proteção socioambiental da Amazônia: Grandes Empreendimentos e Sustentabilidade\
Quando: 24 de Setembro, às 9h
Transmissão dos painéis: TV ANPR (www.youtube.com/anpr1973)
Inscrições para o debate: "Grandes Empreendimentos e Sustentabilidade" (https://bit.ly/amazoniasustentabilidade)

logo-anpr