Notícias

MPF é reconhecido internacionalmente por combate à corrupção

A atuação do Ministério Público Federal brasileiro no combate à corrupção foi destacada, na manhã de ontem, 14, durante a abertura 20ª edição da Conferência Anual da International Association of Prosecutors (IAP), em Zurique. Em seu discurso, o procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, fez questão de citar o caso de corrupção da Petrobras, afirmando estar “impressionado com a coragem” do MP brasileiro. Apenas Brasil e Omã foram mencionados nas declarações de Lauber a um plenário com procuradores de todo o mundo.

"Eles lutam com convicção e com a certeza de estar fazendo a coisa certa, com o respeito ao estado de direito", exaltou o procurador-geral suíço. Lauber destacou ainda a colaboração entre o Brasil e a Suíça, que permitiu o congelamento de mais de US$ 400 milhões em contas relacionadas com os ex-funcionários da Petrobras. "Queremos lutar contra a corrupção de forma séria", disse. Ele afirmou que a Suíça contribui com diversos países, pois sabe que isso é “crucial para levar casos adiante”.

A IAP promove a 20ª edição de sua Conferência Anual entre os dias 13 e 17 de setembro. O evento deste ano vai abordar o tema “Crime do colarinho branco, corrupção e lavagem de dinheiro”. Participam mais de 500 procuradores de todo o mundo, entre eles, estão diretor de Comunicação Social da ANPR, Alan Mansur, e membros do MPF.

Mais informações estão disponíveis no site: www.iapzurich2015.com.

logo-anpr