A campanha Eu Sou Respeito foi lançada oficialmente nessa quinta-feira (14), em evento transmitido ao vivo, no Youtube, pelo canal do Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa visa a fomentar o debate sobre o respeito à diversidade em todo o país, sendo promovida pelo MPF, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS), em parceria com os cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista – IPA.
Na função de mediador do evento, o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS), Enrico Rodrigues de Freitas, deu início à atividade agradecendo a todos que auxiliaram na construção da campanha Eu Sou Respeito. Lembrou que a iniciativa é financiada por verba oriunda de termo de compromisso assinado com o Santander Cultural, em razão do fechamento antecipado da exposição “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, em setembro de 2017. Além de custear a campanha, parte do valor será destinada para o desenvolvimento de projetos e ações na área de direitos humanos, conforme o edital de projetos publicado em dezembro de 2020, e cujas inscrições foram abertas nessa quinta-feira (14).
De acordo com o procurador, a campanha tem três objetivos principais: “realizar um ato de memória dos graves acontecimentos que violam a liberdade artística e cultural representado pelo fechamento antecipado da exposição ‘Queermuseu’; servir de mecanismo de acompanhamento dos projetos e ações construídos em decorrência do edital e divulgando suas iniciativas; e provocar a sociedade brasileira a refletir sobre a importância do respeito à diversidade e à liberdade de expressão”.
O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, também prestigiou o evento e afirmou ter certeza de que os projetos selecionados por meio do edital proporcionarão importantes debates à sociedade. Segundo ele, além de prestigiar a iniciativa e contribuir para que ganhe amplitude nacional, a participação da PFDC na campanha tem como principal propósito “estimular, em todo o país, reflexões e ações sobre o respeito à diversidade e o combate a todo tipo de violência ligada ao gênero, à intolerância, ao preconceito e ao discurso de ódio”. Em dezembro, a campanha passou integrar o Projeto “Respeito e Diversidade”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio da PFDC.
A primeira ação da campanha foi o lançamento de edital que prevê a destinação de mais de R$ 200 mil para o desenvolvimento de ações no âmbito do combate à intolerância.
A campanha Eu Sou Respeito foi criada em razão do desrespeito à diversidade, com o encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, após apenas um mês da sua abertura no Farol Santander, em Porto Alegre. Depois de firmado termo de compromisso com o Santander Cultural, patrocinador da exposição, houve o pagamento de multa no valor de R$ 424.391,30. Desse total, R$ 247 mil serão revertidos, por meio de edital, a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos.
* Com informações do MPF-RS