A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento do procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, na noite desta quinta-feira (19), em Curitiba. Membro do Ministério Público Federal desde 2004, ele atuava no Paraná há 17 anos.
Com reconhecida experiência no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro, Alessandro integrou o Grupo de Trabalho Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) desde janeiro de 2018. Ao longo de sua trajetória no MPF, foi membro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (2011-2013); coordenou a Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná (2012-2016); e atuou como Procurador Regional Eleitoral no estado do Paraná (2013-2017). Participou, ainda, dos Grupos de Trabalho Medidas Cautelares Reais da 2ª e 5ª Câmaras de Coordenação e Revisão (Criminal e Combate à Corrupção, respectivamente).
Graduado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Estado do Paraná (1993) e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002), Alessandor era mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Além do MPF, exerceu também a docência, em disciplinas com ênfase no Direito Criminal e Processual Penal; e de persecução patrimonial e administração de bens na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Neste momento de profunda dor, a ANPR se solidariza com colegas, amigos e muito especialmente com os familiares do procurador, a quem presta sua homenagem.