A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do procurador da República Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros, ocorrido nesta quarta-feira (25), em Brasília. Medeiros lutava contra um câncer.
Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 2013, Medeiros graduou-se em Direito e obteve o título de mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Era pesquisador da relação entre direito constitucional, civil e direito à diversidade e diferença. Em sua trajetória no MPF, integrou os Grupos de Trabalho Reforma Agrária e Inclusão das Pessoas com Deficiência, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e colaborou com o Conselho Nacional do Ministério Público.
No serviço público, foi chefe da Divisão de Ensino à Distância do Departamento Penitenciário Nacional, no Ministério da Justiça; colaborou na equipe do Cadastro Único do Programa Bolsa Família, no Ministério do Desenvolvimento Social; e coordenou Projetos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, do Distrito Federal. Na carreira acadêmica, foi mestre em direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou como professor universitário no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Foi professor na Universidade Federal de Goiás. Publicou ainda o livro "A Constitucionalidade do Casamento Homossexual", fruto de sua dissertação de mestrado.
O velório de Medeiros ocorrerá nesta quinta-feira (26), das 13h às 15h, na Capela 6 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O procurador será cremado.
Neste momento de consternação, a ANPR se solidariza com colegas, amigos e muito especialmente com os familiares do procurador, a quem presta sua homenagem.