Notícias

Nota Pública: Solidariedade à ministra Carmen Lúcia

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) reafirma sua preocupação com o acirramento das atitudes violentas dos últimos dias, reiterando sua solidariedade à ministra Carmen Lúcia, e manifesta solidariedade aos policiais federais que cumpriam mandado de prisão na residência do ex-deputado federal e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, em especial à PF Karina Lino Miranda de Oliveira e ao DPF Marcelo Vilella, atingidos em sua integridade física. A associação manifesta sua plena confiança na atuação das instituições do sistema de justiça durante este processo eleitoral.

É inaceitável que servidores públicos sofram qualquer tipo de violência no exercício de sua atividade profissional, ainda mais aqueles que se destinam à manutenção da ordem e da paz social.

O fato de a reação criminosa ter sido promovida por pessoa em prisão domiciliar, na posse de granadas e fuzis, torna o episódio ainda mais condenável e exige das autoridades competentes uma atuação firme e célere para garantir a responsabilização dos envolvidos.

É momento de dar um basta ao clima de hostilidade, notadamente em face das instituições, e assegurar as condições para a efetiva convivência democrática em nosso país. As eleições serão decididas nas urnas, não à força.

Críticas a decisões judiciais podem e devem ser feitas no ambiente adequado, mas não se pode tolerar o descumprimento de tais decisões e, menos ainda, a adoção de qualquer medida de violência. Uma sociedade se fortalece no uso dos meios racionais e dos eventuais recursos judiciais, não com mensagens misóginas, sexistas, granadas ou tiros de metralhadora, sob pena do império do arbítrio e da barbárie.

logo-anpr