?
Foram empossados, nesta quinta-feira, 1º, os procuradores-chefes e os respectivos substitutos de todas as unidades do Ministério Público Federal (MPF) para o biênio 2015-2017. O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou da cerimônia.
Na ocasião, Robalinho parabenizou os colegas em nome de toda a carreira e afirmou que todos são qualificados para o exercício da chefia em cada uma das 32 unidades do MPF nos estados.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, discursou defendendo um Ministério Público integrado, com uma atuação baseada no diálogo. “Quero compartilhar nossas vitórias e os nossos desafios. O MPF, nos últimos dois anos, pautou seus trabalhos no diálogo institucional e na realização de ações que favorecem a unidade, o profissionalismo, a efetividade e a experiência”, disse.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reconheceu o Ministério Público como uma das “molas transformadoras do Brasil” e destacou a importância da instituição no combate a delitos contra os cofres públicos, fazendo com que o estado democrático de direito seja respeitado.
Ao falar em nome tanto dos empossados quanto dos que deixam o cargo, o procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), Rodrigo Antônio Tenório, abordou a evolução do órgão nos quesitos gestão e atuação na área fim. “É por acreditar no caminho que o MPF segue hoje que nós aceitamos a missão que nos foi dada”, declarou.
Também compuseram a mesa da solenidade de posse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin e o secretário-geral do MPU, Lauro Pinto Cardoso Neto.
Entre os empossados, estava a diretora Secretária da ANPR, Caroline Maciel, que assume a chefia da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte e o diretor de Assuntos Jurídicos, Gustavo Nogami, reconduzido para mais um biênio como procurador-chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso.
Homenagem – A diretora Financeira da ANPR, Anamara Osório, recebeu homenagem como “Destaque de Gestão Orçamentária”, à frente da Procuradoria da República em São Paulo. Também receberam o reconhecimento os procuradores-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, da Procuradoria da República no Espírito Santo, da Procuradoria da República no Paraná, da Procuradoria da República do Maranhão e da Procuradoria da República em Pernambuco. As menções foram feitas com base nos relatórios do biênio 2013-2015.
Confira a lista dos novos procuradores-chefes.