A Oficina Sistema de Justiça e Sociedade: CNJ em destaque, que acontece nesta quarta-feira (13), às 18h, pela plataforma ZOOM, terá como expositores o professor Roberto Fragale (UFF) e a coordenadora da plataforma JUSTA, Luciana Zafallon, com mediação da professora da UNIRIO e integrante do grupo fundador do FJ, Ana Paula Sciammarella.
As inscrições são gratuitas: www.even3.com.br/cnjemdestaque
Roberto Fragale Filho é doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier I, professor Titular em Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e juiz do Trabalho, titular da 1ª Vara do Trabalho de São João de Meriti (RJ).
Luciana Zaffalon é advogada, mestre e doutora em administração pública e governo, pesquisadora convidada da The New School (Nova York) e autora do livro "A Política da Justiça – blindar as elites, criminalizar os pobres".
Ana Paula Sciammarella é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF, coordena o Núcleo de Prática Jurídica, o Grupo de Pesquisa Extensão Direito, Gênero, Negritude e Movimentos Sociais (DIGNA), a linha de pesquisa sobre opressões do Núcleo de Estudos em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e o GT Opressões da ADUNIRIO.
A atividade pretende reunir integrantes da sociedade civil organizada em torno do debate sobre formas de incrementar a participação social na composição e tomadas de decisão do CNJ, que tem como missão melhorar os serviços da justiça e exercer o controle e a transparência sobre o Poder Judiciário.
A oficina faz parte do Colóquio Sistema de Justiça e Sociedade: marcos para a redemocratização do Brasil, que celebra os dez anos do Fórum Justiça em sua trajetória de articulações e trocas por um sistema de justiça integrador e plural. O Colóquio prevê uma série de atividades sobre as experiências de participação social na política judicial, inauguradas no contexto das reformas da justiça, em especial a experiência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e das ouvidorias externas na Defensoria Pública.
O evento é organizado pelo Fórum Justiça, em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores do Brasil (ANPR), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), ONG Criola, Instituto IPDMS, Plataforma JUSTA e Plataforma da Reforma do sistema Político.
Clique aqui para mais informações sobre o colóquio.