Notícias

Orçamento sensível a gênero: inscrições prorrogadas 

Orçamento sensível a gênero: inscrições prorrogadas 

Os interessados em participar do Seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas” têm até as 12h desta quinta-feira (19) para se inscrever para participação presencial, e até a data do evento (23) para a modalidade online. O evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de setembro, é uma iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da ONU Mulheres, com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). 

A ANPR convida os associados de Brasília a participarem da abertura, que ocorrerá de forma híbrida – presencial e virtual, às 8h30. Nos demais dias, os debates serão somente na modalidade online.

A vice-presidente da associação e coordenadora da Comissão ANPR Mulheres, Luciana Loureiro, será a mediadora do painel “Experiências com Orçamento Sensível a Gênero”, no segundo dia do evento. A orientadora pedagógica é a subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski.

O objetivo é debater perspectivas acadêmicas, experiências nacionais e internacionais, aspectos tributários, contábeis, orçamentários, federativos e de transparência e participação social, bem como monitoramento, avaliação e controle sobre Orçamento Sensível a Gênero. Além disso, estarão em pauta as Políticas Públicas Transversais e o Plano Plurianual 2024-2027 e seus reflexos no orçamento da União. 

Estarão presentes os seguintes membros do Ministério Público Federal (MPF): subprocuradora-geral da República, Eliana Torelly (secretária-geral do MPU); procuradora regional da República, Raquel Branquinho (diretora-geral da ESMPU); procuradora da República Nathália Mariel (coordenadora adjunta da Comissão ANPR Raça da ANPR); procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes Acioli (coordenadora dos Subgrupos de Trabalho Métodos de Compras Públicas e Gestão Orçamentária e subcoordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República) e Nicolao Dino (procurador Federal dos Direitos do Cidadão).

Acesse na íntegra o edital, o projeto pedagógico e a programação.

logo-anpr