A coordenação do Projeto Identidade e a Fundação Ford assinaram acordo para oferta de 10 bolsas de estudos de R$ 15 mil mensais para matriculados no curso preparatório para admissão na carreira de procurador da República. Os recursos serão remetidos em seis parcelas de R$ 2,5 mil e poderão ser utilizados para intensificar os estudos dos participantes do projeto conjunto da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fundação Pedro Jorge e Educafro. As candidaturas, restrita aos alunos do Projeto Identidade, serão aceitas até 25 de janeiro, pelo e-mail
A bolsa servirá para o custeio de material bibliográfico e para o pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas no concurso de admissão de membros do Ministério Público Federal. OS recursos poderão ser destinados, também, para pagamento de despesas de manutenção, inclusive planos de internet ou outras despesas.
Os limites de gastos com os cursos preparatórios, material bibliográfico e despesas de manutenção serão definidos, para cada um dos beneficiários e beneficiárias das bolsas de estudos, na forma de plano de estudos individuais, construídos com a participação direta do selecionado. O benefício começará a ser pago em fevereiro de 2021.
Os bolsistas serão selecionados com base nos seguintes critérios, contados a partir de janeiro: frequência nas aulas ao vivo; pontualidade na entrega das atividades; participação em todos os encontros de cidadania; rendimento no segundo simulado e situação econômica informada no formulário do curso. Todos os itens serão avaliados e a seleção será apresentada para o grupo, eventual empate será resolvido com a avaliação dos itens 1/2/3 desde o início do curso em outubro de 2020.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenação do curso, na plataforma do Projeto Identidade, ou pelo e-mail
Projeto Identidade
O programa é uma parceria da Fundação Pedro Jorge, ANPR e ONG Educafro com o intuito de promover maior diversidade racial nos quadros do Ministério Público Federal por meio de curso preparatório on-line para os concursos de admissão à carreira de procurador da República. Quase 1 mil pessoas inscreveram-se no programa, em 2020, entre estudantes e professores voluntários. Dos alunos, cerca de 100 foram selecionados.