O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prorrogou as inscrições para o Prêmio CNMP 2024. Os membros podem inscrever projetos e programas até o dia 28 de junho. A premiação tem o objetivo de reconhecer e disseminar iniciativas do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Plano Estratégico Nacional e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.
De acordo com o CNMP, a prorrogação das inscrições é em razão do estado de calamidade pública declarada no estado do Rio Grande do Sul (RS) em função das fortes chuvas, o que dificulta a participação de membros e servidores do estado.
Serão premiadas até três iniciativas em cada uma das nove categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e a categoria especial.
O tema da categoria especial este ano será “tecnologias disruptivas ou emergentes”, assim consideradas aquelas recentemente adotadas ou em fase de desenvolvimento, com grande potencial de promover mudanças significativas nos modelos atuais de operação das entidades públicas, a exemplo de Blockchain, Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV).
Para participar, é preciso cadastrar a iniciativa no Banco Nacional de Projetos (BNP) do CNMP. Com o novo cronograma, a divulgação das iniciativas pré-habilitadas deve ocorrer até o dia 2 de julho. Já a solenidade de entrega do prêmio está prevista para o dia 27 de novembro, em Brasília (DF).
Saiba mais sobre o prêmio aqui.