Notícias

Prêmio Innovare: inscrições começam na próxima segunda (7) 

O período de inscrições da 19ª edição do Prêmio Innovare vai de 7 de março até o dia 22 de abril. O anúncio foi feito durante a primeira reunião do Conselho Superior, em 2022.

No encontro, os conselheiros e diretores conheceram também o tema para o Prêmio Destaque, que será Educação e Cultura: o futuro do país.

A cerimônia de lançamento será online, transmitida a partir do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 10 de março.

Premiação escolherá as melhores práticas em sete categorias

As sete categorias desta edição terão tema livre: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

Os membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e da Advocacia interessados em apresentar práticas inovadoras, que beneficiem a Justiça do Brasil, devem acessar o site e conhecer o regulamento e, no período de 7 de março a 22 de abril, preencher a ficha de inscrição.

Na categoria Justiça e Cidadania, o Innovare também receberá práticas de qualquer área profissional. Os interessados em concorrer nesta categoria deverão apresentar práticas que, através da Justiça, contribuam para o fomento da cidadania brasileira.

As práticas inscritas serão visitadas por Consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora.

Cada prática poderá ser inscrita em uma das categorias previstas no regulamento e as vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, em Brasília, em dezembro de 2021.

As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare.

Sobre o Innovare

Desde 2004, o Prêmio Innovare vem atuando para estimular a criação de boas soluções que colaborem para tornar a justiça brasileira mais célere, e que consigam resolver dificuldades de acesso da população ao Poder Judiciário. Neste período, 254 iniciativas foram premiadas ou homenageadas; e 7.930 práticas foram verificadas e aprovadas para participar da premiação. Todas elas estão à disposição do público no Banco de Práticas do Innovare, que pode ser acessado pelo site www.premioinnovare.com.br.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. O Ministro Ayres Britto é o presidente do Conselho Superior, que tem como atribuição definir as diretrizes anuais do Prêmio. O  órgão é formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.

*Com informações do Instituto Innovare

logo-anpr