No próximo dia 9, será lançado o Prêmio Innovare 2023, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) é parceria da iniciativa do Instituto Innovare, que busca o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras desenvolvidas no sistema de Justiça do Brasil.
O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, participou da primeira reunião do Conselho Superior, no último dia 14, quando houve a aprovação das diretrizes e atividades do prêmio.
Às vésperas do lançamento, em 8 de março, será aberto o prazo de inscrições. Os participantes deverão preencher o formulário no site www.premioinnovare.com.br.
Após a seleção dos trabalhos, as práticas são visitadas por consultores especializados do Instituto Datafolha (Categoria Justiça e Cidadania) e por consultores especializados, advogados de escritórios parceiros do Innovare em todo o país. Os relatórios com as informações apuradas são encaminhados à Comissão Julgadora, da qual a ANPR faz parte.
O Prêmio Innovare completa 23 anos de existência e o tema do Prêmio Especial este ano será Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
Prêmio especial: homenagem a Marcio Thomaz Bastos
A homenagem especial será a um dos criadores da premiação: o primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Márcio Thomaz Bastos. O ex-ministro da Justiça foi um dos idealizadores do Innovare no início dos anos 2000. Em 2023, ele será homenageado cedendo seu nome para o Prêmio Especial.