O lançamento foi feito na cerimônia de abertura do 31º Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR), que acontece entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro no Vila Galé Eco Resort de Angra dos Reis (RJ), com o tema ?O crime organizado e suas engrenagens?.
Os interessados em participar devem acessar a página do Prêmio (www.anpr.org.br/premiorepublica), preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail
?Os jornalistas são fundamentais no que diz respeito à conscientização e à divulgação de questões de interesse público que envolvem o MPF. Esse reconhecimento é necessário e fundamental para selarmos essa parceria que, ao longo dos anos, vem apresentando o Ministério Público Federal para a sociedade?, justificou o presidente da ANPR, Alexandre Camanho.
O Prêmio tem a missão de integrar os três principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos: procuradores da República, jornalistas e sociedade civil.
A terceira edição tem 11 categorias, sendo nove delas para ações de membros do MPF e duas para a sociedade civil:
I ? Constitucional e Infraconstitucional
II ? Criminal
III ? Consumidor e Ordem Econômica
IV ? Meio Ambiente e Patrimônio Cultural
V ? Combate à Corrupção
VI ? Comunidades Tradicionais
VII ? Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional
VIII ? Direitos do Cidadão
IX ? Eleitoral
X ? Responsabilidade Social
XI ? Jornalismo
Saiba mais ? A premiação que iniciou, em 2013, destacando a excelente atuação de membros do MPF passou a reconhecer iniciativas da sociedade civil, em 2014.
Já foram premiadas 14 iniciativas de membros do MPF e uma da sociedade civil, na categoria Responsabilidade Social. Ela abrange projetos sociais importantes de proteção do meio ambiente, promoção da infância e da juventude, respeito e valorização dos idosos, educação, saúde, combate às drogas, entre outros.
Para Camanho, o Prêmio República é uma oportunidade de lançar luz sobre iniciativas bem sucedidas, que contribuem para a promoção da Justiça e do estado democrático de direito.