A edição 2024 do Prêmio República recebeu 137 inscrições. Agora, os projetos serão encaminhados ao júri, que se reunirá para definir os finalistas. A cerimônia de premiação será no dia 23 de novembro, no Rooftop do Centro Internacional de Convenções, em Brasília (DF).
Compõem o júri: Ubiratan Cazetta, presidente da ANPR; Luciana Loureiro, vice-presidente da ANPR; Paulo Gonet, Procurador-Geral da República; Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal; André de Carvalho Ramos, diretor Cultural da ANPR; Rogerio Schietti Cruz, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Antonio Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União; Vera Lúcia Santana Araújo, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral; José Levi, conselheiro do Cade; Cíntia Brunetta, conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público; Teresa Leitão, senadora; Juliana Oliveira Domingues, advogada e professora de direito da USP; Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Caio Borges, diretor regional América Latina e Caribe - FILE Foundation e Andrea Margit, representante da sociedade civil.
A 12ª edição do Prêmio República conta com as seguintes categorias: Promoção de direitos fundamentais; Combate ao crime e a outros ilícitos; Prêmio da sociedade; Responsabilidade Social e Jornalismo. Além de dois prêmios especiais: o Prêmio Honorário e o Homenagem a Ela.