Notícias

Presidente da ANPR assume a Frentas

Presidente da ANPR assume a Frentas

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, assumiu, nesta quarta-feira (27), a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), durante reunião virtual do grupo. A cerimônia de posse ainda será marcada.

“O Ubiratan reúne, hoje, condições excelentes para realizar essa coordenação”, destacou a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, ao transmitir o cargo.

O presidente da ANPR foi aclamado coordenador, em fevereiro deste ano, pelos integrantes. Durante a reunião, os participantes agradeceram e elogiaram a atuação da magistrada e deram boas-vindas ao novo coordenador.

“Ao falar de Bira [Ubiratan] eu estou falando de um amigo. Quero desejar todo o sucesso e garantir que a Conamp estará sempre ao seu lado ao longo do trabalho”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta.

“Quero desejar toda a sorte ao Bira nessa gestão, na condução. A gente confia plenamente em você”, elogiou o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Eduardo Brandão.

Oficialmente no cargo, Ubirtan Cazetta agradeceu a confiança e adiantou sobre a nova gestão. “A coordenação da Frentas é um processo de transição entre equipes. Não há uma mudança radical, mas há sempre uma mudança de perfil. A ideia é manter o trabalho de coesão entre as entidades que integram a Frentas e colocá-la à disposição do parlamento para a discussão de todos os temas que envolvem a magistratura e o Ministério Público, e lutar pelos interesses dessas categorias”, discursou o novo coordenador.

Perfil Ubiratan Cazetta

Ubiratan Cazetta é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1996.

Na ANPR, entidade que preside, já foi vice-presidente e diretor de Assuntos Legislativos. O magistério também consta no currículo de Ubiratan Cazetta, visto que é docente da Escola Superior do Ministério Público da União e da Escola Superior de Magistratura do Estado do Pará.

Além disso, integrou o Conselho de Administração da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e, durante quatro anos, ocupou o cargo de Coordenador da Assessoria Jurídica em Matéria de Tutela Coletiva do gabinete do então procurador-geral da República,Rodrigo Janot.

O que é a Frentas?

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) engloba as principais entidades de classe dessas carreiras, em âmbito nacional.

O principal objetivo é unir forças e atuar em prol da melhoria do sistema de justiça brasileiro, com vistas a uma melhor aplicação da justiça e efetivação de direitos sociais e individuais. Além disso, o grupo busca a valorização das carreiras da magistratura e do Ministério Público.

logo-anpr