O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, é o orientador e um dos expositores do seminário “Panorama dos crimes ambientais na Amazônia brasileira: perspectivas do sistema de justiça”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) no dia 6 de maio, das 17h às 20h30, na sede da ESMPU, em Brasília (DF).
No encontro, haverá o lançamento do livro “Crimes ambientais na Amazônia: lições e desafios da linha de frente”, que reúne uma série de autores dedicados ao tema dos crimes ambientais. As inscrições para a participação a distância podem ser feitas até a data do evento. Inscreva-se.
O evento é gratuito e aberto à sociedade. Os inscritos serão selecionados por classificação e terão preferência os candidatos que atuem na área temática. Fará jus ao certificado o participante que assistir ao seminário e registrar a presença em link a ser fornecido durante a transmissão ao vivo do evento.
A atividade acadêmica, que contará com representantes do sistema de justiça, pesquisadores e especialistas em políticas públicas, busca fomentar o debate e a reflexão acerca dos desafios enfrentados na preservação da Amazônia e seus principais fatores, estruturais e conjunturais, além de analisar os casos bem-sucedidos de investigação, denúncia e condenação de responsáveis por tais crimes, com destaque para as lições extraídas dessas experiências.
Programação – Na abertura do seminário, estão confirmados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamim, a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, a pesquisadora e consultora em direitos humanos, clima e meio ambiente Flávia Amaral Vieira e a diretora executiva da plataforma CIPÓ, Maiara Folly. Estas duas últimas são coautoras do livro que será lançado durante o evento.
Para mais informações, consulte o edital, o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail